Paulo Paulo, 19/09/2015

Neste domingo, 20, milhares de participantes do Dia Sem Carro no Rio de Janeiro, maior evento ciclístico da América Latina, vão conhecer o que é fraturamento hidráulico, chamado fracking, tecnologia para a extração de gás de xisto altamente danosa ao meio ambiente, que contamina a água, torna o solo infértil e polui ar, além de fazer as pessoas e animais adoecerem.

Sem consultar a sociedade, o governo brasileiro pretende explorar o gás não convencional, o que certamente promoverá um aumento gigantesco nas emissões brasileiras, contribuindo para a intensificação das mudanças climáticas através do incremento da emissão de gases do efeito estufa.

Para levar informação à população sobre os perigos do fracking, a Fundação Cooperlivre Arayara, COESUS -Coalizão Não Fracking Brasil – e 350.org Brasil estarão no Rio de Janeiro com um grupo de ciclistas de Curitiba e região metropolitana para uma ação de esclarecimento sobre os perigos do fracking e de como essa tecnologia ameaça o futuro do Brasil.

Captura de Tela 2015-09-15 às 15.21.29Dia sem carro

O evento contará com três atividades: caminhada, corrida solidária e passeio ciclístico. As ações fazem parte da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Internacional da Paz. O percurso de 12 km começa no Monumento aos Pracinhas até o Mourisco, seguindo pelo Aterro e Enseada de Botafogo, retornando pela orla até a arena “Um Dia Sem Carro”, que estará situada no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial.

Segundo os organizadores do evento, o objetivo é conscientizar e incentivar a população a usar menos o carro e, assim, diminuir a poluição, desafogar o trânsito e melhorar o bem-estar das pessoas.

[osm_map_v3 map_center=”-22.932,-43.166″ zoom=”13″ width=”100%” height=”450″ marker_latlon=”-22.92895,-43.171″ marker_name=”wpttemp-yellow.png”]

Serviço:

A inscrição custa apenas 10 reais e dá direito a um kit completo com informações sobre a Campanha Não Fracking Brasil, camisa personalizada do evento, sacochila exclusiva, garrafa squeeze SR Pack, CTB de bolso e um cupom para concorrer a vinte bicicletas Caloi 21v.

Acesse o link: http://www.fecierj.org.br/novosite/detalhe.asp?codigo=581&canal=Todas

Participe

Para receber informações sobre a campanha, inscreva-se!

Nação Não Fracking Brasil

Desde 2013, a sociedade civil tem se mobilizado para impedir que o Fracking chegue a suas cidades e contamine sua água, solo e ar. Toledo e Cascavel foram às ruas para dizer não ao Fracking. Junte-se à causa e garanta a segurança hídrica e alimentar do Brasil.