11743637_10204848352396314_1773041675_o

O governo brasileiro decidiu em 2009 leiloar blocos para a extração do gás do xisto em todo o país através da tecnologia de fraturamento hidráulico, também conhecida como “Fracking”.

O fraturamento hidráulico consiste em injetar no subsolo água sob pressão, misturada a areia e centenas de substâncias químicas não biodegradáveis, de modo a liberar o gás preso nos veios da rocha. Após quase duas décadas, a utilização da técnica do Fracking tem gerado protestos em todo o mundo diante dos evidentes danos ambientais, bem como os já comprovados prejuízos à Saúde, Economia e Bem Estar das populações que vivem no entorno das plataformas.

A decisão do governo brasileiro foi tomada sem consultar a sociedade civil, comunidade científica ou setores produtivos. Em 2013, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) leiloou blocos de exploração localizados sobre os nossos principais aquíferos, entre eles Serra Geral, Guarani, Bauru, São Francisco. A medida gerou uma ampla mobilização de ambientalistas, cientistas, geólogos, hidrólogos, engenheiros, biólogos e gestores públicos.

Captura de Tela 2015-07-14 às 16.10.51

 Agora, a ameaça continua. Em Outubro de 2015, a ANP pretende leiloar mais 269 blocos em todo o país. Diante desta decisão, entidades e organizações continuam mobilizadas para impedir que o Fracking chegue as nossas cidades e contamine a água, o solo e o ar de maneira irreversível.

A campanha contra o Fracking no Brasil é organizada pela Coesus – Coalização Não Fracking Brasil – e tem como parceira a 350.org, movimento climático global que visa resolver a crise climática. O Fracking é uma real ameaça ao agravamento dos eventos climáticos no planeta.

Somente com a participação de todos e todas, conseguiremos impedir a utilização da tecnologia do Fracking no Brasil.

Participe


Participe

Para receber informações sobre a campanha, inscreva-se!

Nação Não Fracking Brasil

Desde 2013, a sociedade civil tem se mobilizado para impedir que o Fracking chegue a suas cidades e contamine sua água, solo e ar. Toledo e Cascavel foram às ruas para dizer não ao Fracking. Junte-se à causa e garanta a segurança hídrica e alimentar do Brasil.

Imprensa internacional continua a repercutir protesto da Coalizão Não Fracking Brasil e 350.org Brasil no leilão da ANP

Mais de uma semana após a 13ª Rodada de leilões da ANP para a exploração de gás de xisto no Brasil por fraturamento hidráulico, conhecido como FRACKING, continua a repercutir na imprensa internacional o protesto realizado pela COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil, 350.org Brasil,  Fundação Cooperlivre Arayara e parceiros. Na abertura da rodada realizada (More...)

Fracking Notícias

Brasil diz NÃO ao Fracking, mas governo insiste em leiloar novos blocos para exploração de gás de xisto

Sem transparência e contrariando o que deseja a sociedade brasileira, a Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural (ANP) leiloa hoje (07) 266  novos blocos para conceder a empresas petrolíferas internacionais e nacionais direito à exploração de gás de xisto (shale gas) por fraturamento hidráulico, o chamado Fracking. A COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil, (More...)

Fracking

Ambientalistas farão ato nacional contra o fracking

Organizações ambientalistas promovem no domingo (4), em cidades do Paraná e de outros estados, uma série de manifestações contra a exploração de gás natural não convencional. A extração do gás de folhelho, mais conhecido como gás de xisto, é feita pela técnica do fraturamento hidráulico (“fracking”), que muitos consideram nociva ao meio ambiente e à (More...)

Fracking Notícias

Coalizão Não Fracking Brasil solicita ao MPF que suspenda a 13ª Rodada de leilões da ANP para exploração de gás de xisto por fracking

Pelo princípio da precaução, pela falta de transparência no processo de concessão às empresas concorrentes e por não comunicar os moradores da cidades a serem atingidas pelo fraturamento hidráulico, a Coalizão Não Fracking Brasil solicitou que o Ministério Público Federal (MPF) intervenha e suspenda a 13ª Rodada de leilões da ANP. O pedido foi feito (More...)

Fracking Notícias

“Não é possível que isso aconteça no nosso Paraná “, afirma Dom José Antonio Peruzzo sobre o fracking

Não precisou de muito tempo para que Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, entendesse a temeridade que é explorar o gás de xisto na região Oeste do Paraná através do fraturamento hidráulico, conhecido como fracking. Entre as cidades que correm risco está Toledo, 1º lugar no PIB Agropecuário do Paraná ano passado por sua (More...)

Fracking Notícias

MPF promove nesta quinta-feira, 01, seminário sobre fracking com a participação da Coalizão Não Fracking Brasil

O fundador e coordenador da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil, Dr. Eng. Juliano Bueno de Araujo, participa como palestrante nesta quinta-feira, 01, em Brasília do seminário “Exploração e produção de gás natural de folhelho – Gás de Xisto” promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) para discutir o fraturamento hidráulico, chamado fracking, método nocivo para (More...)

Fracking Notícias

350.org Brasil e Coalizão Não Fracking Brasil promovem workshop sobre ativismo criativo

Durante dois dias, integrantes da 350.org Brasil e COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil – e de entidades e organizações convidadas participaram de um workshop em Curitiba para compartilhar teoria e técnica sobre ativismo criativo. O evento faz parte do cronograma de atividades para formação de lideranças para ampliar o ativismo no contexto das mudanças (More...)

Fracking Notícias

4 de Outubro: Vamos dizer NÃO ao fracking no Brasil!

Em 04 de Outubro, o Brasil e o mundo vão mostrar que o fracking não é bem-vindo em nosso país. Neste dia, um domingo, haverá ampla mobilização internacional de apoio à luta brasileira contra o fraturamento hidráulico, também conhecido por FRACKING. Em 2013, o Governo Federal do Brasil realizou o 12º Leilão de blocos do (More...)

Fracking Notícias

Coalizão Não Fracking Brasil conquista apoio de lideranças religiosas

Lideranças religiosas de diversas denominações hipotecaram apoio à campanha contra o faturamento hidráulico, chamado fracking, realizada pela Fundação Cooperlivre Arayara, COESUS e 350.org Brasil. Fracking é um processo destrutivo usado para extrair gás da rocha de xisto que se encontra no subsolo. É preciso perfurar um poço profundo e injetar milhões de litros de água misturada (More...)

Fracking Notícias

Campanha Não Fracking Brasil leva informação a milhares de participantes do Dia Sem Carro e 8º Caminhada pela liberdade religiosa no Rio de Janeiro

Neste último domingo, 20, representantes da Fundação Cooperlivre Arayara, COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil – e 350.org Brasil estiveram no Rio de Janeiro para dois eventos de massa: Dia Sem Carro e a 8º Caminhada pela liberdade religiosa. Milhares de participantes dos dois eventos puderam conhecer o que é fraturamento hidráulico, chamado fracking. A (More...)

Fracking Notícias